Saudação natalina da presidência do Regional Leste 1

Saudação natalina da presidência do Regional Leste 1

19 de dezembro de 2019 Off Por GED

“Para os que habitavam nas sombras da morte, uma luz resplandeceu”, assim nos fala o profeta Isaias (Is 9, 1)

Por ocasião das festas natalinas, a Presidência do Regional Leste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, vem apresentar os votos de Santo e Feliz Natal, em nome dos (arce)bispos das 10 (Arqui) dioceses do nosso Estado, e da Administração Apostólica São João Maria Vianney.

A celebração anual do Nascimento de Jesus é mais do que uma piedosa recordação de um fato ocorrido há dois mil anos, “a sua proximidade traz luz onde há escuridão, e ilumina a quantos atravessam as trevas do sofrimento”, como nos lembra o Papa Francisco (Francisco, Admirabile signum, n. 4).

Nas cidades e periferias do nosso Estado, diariamente somos envolvidos por numerosas “trevas do sofrimento”: violência nas suas mais diversas formas, onde os jovens são as principais vítimas; o aumento da violência contra a mulher; fome e miséria crescentes; dolorosas manifestações de racismo e intolerância religiosa; falta de políticas públicas mais eficientes nas áreas da educação, saúde e segurança, enfim, tudo aquilo que significa diminuição do valor e da dignidade da vida humana desde a fecundação, passando pelo seu desenvolvimento até à morte natural. Todas essas realidades, como também aquelas que experimentamos como sofrimento dentro de nossas próprias casas, podem levar-nos a um certo desalento.
Mas a esperança cristã oferece a certeza de que a noite da humanidade é visitada pela luz de Deus, o seu Filho Jesus Cristo: “Jesus é a novidade no meio de um mundo velho, e veio para curar e reconstruir, para reconduzir a nossa vida e o mundo ao seu esplendor originário.” (Ibidem). Nele está a razão para seguirmos o nosso caminho com ânimo renovado.

Já às portas de acolher o novo nascimento de Cristo na Belém de nossas vidas, nós, (arce)bispos do Regional Leste 1 queremos manifestar nossa proximidade, através da presença solidária e fraterna da Igreja Católica espalhada por todos os recantos do Estado do Rio de Janeiro, a todos e todas, e particularmente àqueles e àquelas fragilizados por tantas dores. Renovamos o nosso compromisso preferencial com os pobres e os jovens.

Que o espírito natalino, feito de lembrança dos mais pequenos e vulneráveis, inspire nossas ações durante todos os dias do ano novo que se aproxima, favorecendo a superação da cultura da indiferença e do descarte e promovendo uma nova cultura do encontro e da paz.

Feliz Natal com Jesus!