“…Formando discípulos e discípulas de Jesus Cristo…” em 2020

“…Formando discípulos e discípulas de Jesus Cristo…” em 2020

12 de fevereiro de 2020 Off Por GED

Iluminados pela ação evangelizadora, o movimento de cursilhos como partícula de uma igreja missionária está vocacionado a evangelizar, apoiado no  documento 109, da CNBB, que nos traz as novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil para o quadriênio (2019 a 2023), cujo objetivo geral é “Evangelizar  no Brasil cada vez mais urbano, pelo anuncio da palavra de Deus, formando discípulos e discipulas de Jesus Cristo, em comunidades eclesiais missionárias a luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, cuidando da Casa Comum e testemunhando o Reino de Deus rumo a plenitude

Nos dias 25 e 26 de Janeiro, deste ano, foi aprovada 1ª Alteração Estatutária do Grupo Executivo Diocesano do Movimento de Cursilhos de Cristandade da Diocese de Nova Iguaçu, devidamente homologada pelo nosso Bispo Diocesano, no dia  05/02/2020, e pelo GER Leste 1, que no uso das suas atribuições descritas no artigo 11, do seu Estatuto, mais precisamente em sua alíneas “b” e “c” , apresentou em 01/01/2020 o calendário com as atividades do MCC.

A proposta do MCC, como organismo mundial, é viver os três tempos do cursilho: Pré-Cursilho – Cursilho – Pós-Cursilho. E após uma longa avaliação da jornada, iluminados pelo espírito Santo, após ouvidos o Bispo Diocesano, D. Gilson, e nosso assessor Eclesiástico, Padre Daniel, elaboramos um calendário em que o ponto forte é a formação destes três tempos do movimento de Cursilhos.

Deste modo, teremos formação para todos os Cursilhistas e que todo aquele que responde: “…E eu com a sua graça”, deve participar.

Por isso anote em sua agenda para estar presente:

  1. Assembleia Diocesana do MCC NI – 16 a 17 de maio
  2. Escola Vivencial – 2º Tempo – O Cursilho – 27 e 28 de junho
  3. Escola Vivencial – 1º Tempo – Pré Cursilho – 26 de setembro
  4. Escola Vivencial – 3º Tempo – Pós Cursilho – 14 de novembro

E em todos os demais eventos de nosso calendário, que vai ser tão lindo, tão contagiante, tão entusiasmante que em:

  1. 20 de DEZEMBRO, faremos nossa grande ULTRÉIA festiva que reuniremos os 15 mil cursilhistas de nossa Diocese.

Importante acrescer que neste ano, por ser um ano sabático, e em razão de nossas condições financeiras e o número de formações, foi definido que teremos somente dois cursilhos em que haverá a união de jovens e adultos, pois somos todos cursilhistas.

Só conseguiremos fazer mais 50 anos de movimento de cursilhos se entusiasmarmos os jovens, por isso a representante jovem no GED terá todo o apoio necessário para alcançamos os jovens de nossa Diocese.

O Movimento de Cursilhos do Brasil, desde o ano de 2014, vem propondo um relançamento do MCC no Brasil, uma vez que como movimento eclesial precisa estar decididamente voltado para a realização da missão da igreja, do contrário, perde a razão de ser de sua existência.

Temos a certeza que precisamos compreender o método do Cursilho. Durante anos pensamos que o método do Cursilho é  o ver, Discernir e Agir, mas não é: o método do Cursilho é o Pré  cursilho – O Cursilho – Pós Cursilho , é de um modo muito lindo, de um modo totalmente diferente de tudo o que já vimos e que vem como proposta do MCC do Brasil desde 2014.

Só alcançaremos o objetivo do MCC do Brasil se estivermos juntos.

Venha participar desse momento impar do Movimento de Cursilhos da Diocese de Nova Iguaçu e continuar a fazer parte da nossa história.

Grupo Executivo Diocesano de Nova Iguaçu

Padre Daniel – Assessor Eclesiástico